Vantagem Competitiva no Turismo Rural: análise dos recursos estratégicos de hotéis fazenda
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p532-550Palavras-chave:
Recursos Estratégicos, Turismo Rural, Hotéis Fazenda, RBVResumo
A possibilidade de experimentar atividades diferentes do agito do cotidiano e de ter um contato mais íntimo com a natureza tem direcionado muitos turistas para o campo. Para explorar esse nicho de mercado o empresário do setor rural passa a ser um estrategista em busca de novas possibilidades de negócio que atendam a esta demanda. Na área da gestão estratégica, uma das questões que vem despertando atenção dos estudiosos diz respeito à razão que permite às empresas desenvolverem e manterem vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes. Seguindo este raciocínio, este trabalho analisa os hotéis-fazenda a partir da perspectiva da RBV (Visão Baseada em Recursos), cuja teoria considera os fatores internos de uma empresa como determinantes do seu desempenho superior. O objetivo desta pesquisa é, portanto, identificar e avaliar quais recursos estratégicos sustentam a vantagem competitiva dos hotéis-fazenda a partir da análise de dois empreendimentos: um localizado no Estado do Ceará e outro em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva que adotou como instrumentos de coleta de dados um questionário aberto, além de uma entrevista semiestruturada para aprofundamento das informações obtidas. Dentre as observações realizadas no decorrer do estudo foi possível identificar que os recursos físicos, como a localização, e os recursos humanos, em especial o atendimento, podem ser vistos como recursos estratégicos que sustentam a vantagem competitiva deste tipo de empreendimento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.