Estudo Comparado do Turismo no Espaço Rural: Coredes de Campos de Cima da Serra e Fronteira Oeste, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p293-308Palavras-chave:
Turismo no espaço rural, Agroturismo, Turismo rural, Corede, Estudo comparado.Resumo
Com as grandes mudanças ocorridas no meio rural, fez-se necessário a inclusão das atividades não agrícolas para o incremento da renda familiar. Como atividade paralela, o turismo vem auxiliando as famílias a aumentar seus rendimentos e diversificar as suas atividades. Partindo dessa premissa, foi realizado um estudo comparado do turismo no espaço rural nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Campos de Cima da Serra e Fronteira Oeste, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A pesquisa foi dividida em duas fases, a primeira, de caráter exploratório, onde se realizou o levantamento do número das propriedades rurais ativas, que recebiam turistas. No segundo momento, todas as propriedades foram visitadas para aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram coletados em 20 propriedades rurais, entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. O objetivo central deste estudo foi comparar as potencialidades das propriedades rurais, visando compreender sua importância e sua influência para o desenvolvimento do turismo no espaço rural, de maneira a torná-lo uma alternativa econômica efetiva. Concluiu-se que o agroturismo é a atividade que se sobressai nos Coredes Campos de Cima da Serra e Fronteira, uma vez que a principal atividade econômica das propriedades rurais é a atividade primária, ficando o turismo como uma receita complementar a renda familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.