O Modesto Contributo do Turismo Rural no Douro, Portugal: um estudo baseado nos promotores e na oferta turística
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p624-643Palavras-chave:
Turismo rural, Promotores, Oferta turística, Desenvolvimento ruralResumo
Este estudo tem como objetivo investigar as características e motivações dos promotores de turismo no espaço rural no Douro, bem como a oferta de atividades de animação turística proporcionada nos empreendimentos. Tendo com base um inquérito por questionário e estatísticas descritivas, evidencia-se que o produto turístico é desenvolvido principalmente por promotores com certo perfil socioeconómico: idade acima dos 45 anos, rendimento mensal elevado e pouca dedicação à unidade turística. Acresce que esses promotores, no geral, não têm formação na área turística e que antes de abrir o empreendimento não tinham qualquer experiência no ramo. A motivação principal para a criação do empreendimento terá sido a recuperação e preservação do património edificado. Adicionalmente, o estudo mostra que o turismo rural está ainda pouco enraizado na região, sendo escassas as atividades de animação turística baseadas nas tradições e cultura locais e as ligações à comunidade local. Conclui-se, pois, que o contributo para o desenvolvimento da região é modesto.Downloads
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