Turismo e Transnacionalização da Intimidade nos Trópicos Globais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p256-273Palavras-chave:
Turismo sexual, Intimidades transnacionais, Trópicos globais.Resumo
O texto proporciona um breve mapeamento dos destinos tropicais à escala global onde o turismo de massas de sol e praia se entrecruza com a constituição de relacionamentos íntimos transnacionais. Considerando as experiências turísticas e as configurações de intimidade que aí emergem, o objetivo prioritário da reflexão passa por questionar a pertinência da noção de turismo sexual como conceito hegemónico na generalidade dos exercícios de análise e conceptualização destes contextos. Embora se reconheça a presença de fortes expectativas passionais associadas às mobilidades turísticas para muitos destinos da cintura tropical global, tenta estabelecer-se um distanciamento crítico face à ideia de turismo sexual. O intuito é mostrar que se trata uma designação que, além de enredada em estereótipos, denota uma grande inconsistência epistemológica e é profundamente redutora, incapaz de traduzir a complexidade e o dinamismo subjacentes ao quadro de expectativas, práticas e relações que configuram os encontros íntimos transnacionais entre visitantes e locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.