Qualificação profissional: um panorama comparativo entre hotéis e pousadas de Petrópolis-RJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p178-206Palavras-chave:
Qualificação profissional, Meios de hospedagem, PetrópolisResumo
O objetivo deste estudo é analisar a importância do fator humano nas empresas hoteleiras da cidade de Petrópolis/RJ no que diz respeito a esse assunto. Por esse motivo, além do estudo de autores relacionados ao tema, foi realizada também uma pesquisa de campo. Sendo assim, foram desenvolvidos primeiramente os aspectos teóricos que, num momento posterior, serviram de base para a compreensão dos resultados da pesquisa. Cabe ressaltar que as duas tipologias (hotel e pousada) pesquisadas foram escolhidas de modo a atender às tipologias mais comuns na cidade. Além disso, os profissionais pesquisados foram aqueles que poderiam ser mais facilmente encontrados em todos os empreendimentos escolhidos. Os resultados apontam que existem algumas iniciativas nos estabelecimentos pesquisados que valorizam a importância da qualificação profissional. No entanto, ainda é preocupante a falta de profissionais qualificados na área em Petrópolis e também a falta de interesse dos funcionários já estabilizados em aprimorar seus conhecimentos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.