Narrativa Cinematográfica: um dos mundos possíveis para adentrar o universo conceitual da hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p454-468Palavras-chave:
Hospitalidade, Narrativa cinematográfica, Mimese e diegese, Análise fílmica, Mundos possíveis e existentes reais.Resumo
Este texto aborda o universo pragmático e teórico da relação de hospitalidade vivenciada na trama ficcional do filme O Conto Chinês. A partir de referenciais conceituais contemporâneos sobre semântica ficcional e do conceito de diegese utilizados na análise fílmica, divergentes da concepção platônica e aristotélica de mimese, é retomada a trama e o universo narrativos do filme para refletir sobre vários aspectos da hospitalidade vivenciados entre o hospedeiro e o hóspede nessa obra de ficção. Recorre-se, nessa direção, a conceitos tais como hospitalidade condicional, tolerância, acolhida limitada, concessão condescendente, bidimensionalidade e sociodinâmica do acolhimento. À guisa de considerações finais, a análise fílmica transita para o mundo real, destacando a importância do sentido do encontro das subjetividades diferentes, mas não indiferentes, como também do sentido de querer e festejar esse encontro.
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