Hospitalidade e Lazer para Pacientes-viajantes e seus Acompanhantes na Região do Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p543-567Palavras-chave:
Turismo, Lazer, Hospitalidade, Paciente, Hospital de Câncer de BarretosResumo
Esta pesquisa abordou as relações humanas e bem-estar de pacientes-viajantes que realizam tratamento oncológico no Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil – bem como de seus acompanhantes –, com o objetivo de identificar as práticas de lazer disponíveis e/ou realizadas no entorno do hospital, local onde se concentra a maioria dos meios de hospedagem utilizados por pacientes provenientes de outras regiões do Brasil e do exterior. Mais além, procurou-se conhecer o atendimento hoteleiro a fim de identificar a percepção desse público frente a hospitalidade local. O trabalho foi realizado de maio a novembro de 2015, por meio do método fenomenológico de caráter descritivo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com pacientes-viajantes em tratamento no Hospital de Câncer, seus acompanhantes e empresários do setor hoteleiro. Dentre os resultados, constatou-se que essas pessoas sentem-se bem acolhidas em Barretos e, apesar do contexto da doença e de suas condições físicas e/ou emocionais, elas atestaram a necessidade de mais espaços de lazer na cidade, como praças e telões de cinema, bem como algumas atividades que lhes permitissem o recreio, de modo a tornar mais agradável o tempo livre durante o tratamento oncológico, além de possibilitar a dinamização da economia do turismo local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.