Luz, Câmera... Segmentação: uma proposta de turismo cinematográfico para a cidade de Niterói-RJ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i2p323-341Palavras-chave:
Turismo Cinematográfico, Turismo Cultural, Niterói, Locações de filmes, Audiovisual.Resumo
O turismo cinematográfico é um segmento do mercado turístico, no qual o turista viaja motivado a conhecer um local após tê-lo visto em alguma produção audiovisual, em especial, no cinema. Essas produções podem ser filmes minisséries, seriados ou as novelas. Nesse sentido, o objetivo geral do artigo é apresentar o potencial da cidade de Niterói-RJ para o desenvolvimento do turismo cinematográfico. Os objetivos específicos são: destacar a relação entre o turismo e o audiovisual; apresentar a cidade de Niterói como um destino cinematográfico; e construir um catálogo de locações, que contemple os atrativos que expressam a identidade da cidade. A metodologia consistiu de um levantamento de atrativos turísticos da cidade; levantamento de informações sobre estes; e visitas aos locais para a realização do registro fotográfico e observação sobre possíveis locações para produções audiovisuais. Como principal resultado dessa pesquisa, tem-se a catalogação dos atrativos da cidade organizados na forma de um catálogo de locações, cujo objetivo é apresentar o potencial para produção audiovisual que a cidade tem.
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