Práticas interprofissionais na formação em serviço e mudanças na perspectiva da centralidade do usuário

Autores

  • Luana Pinho de Mesquita Lago Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-9863-3062
  • Laiz Frota Ursulino Cerbino Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-0853-7112
  • JúliaBezerra Xavier Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto,(SP), Brasil https://orcid.org/0009-0002-7843-037X
  • Soraya Fernandes Mestriner Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7482-8041

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.225086

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Serviços de saúde, Estudantes de odontologia, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivos: Este artigo tem por objetivo analisar a formação interprofissional de graduandos de odontologia durante os estágios obrigatórios na atenção primária à saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa realizado no período de 2021 a 2022. Foram convidados a participar da pesquisa estudantes de graduação de Odontologia que vivenciaram atividades curriculares junto a equipes da Estratégia de Saúde da Família durante o enfrentamento da covid-19, de 2020 a 2022. Foram realizadas entrevistas em ambiente virtual, gravadas e transcritas, com uso de roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico da Educação interprofissional e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Resultados: Os resultados foram divididos em 2 temas: Vivências de trabalho interprofissional e  Entendimento sobre atributos da interprofissionalidade. No tema 1 destaca-se a importância da imersão na realidade dos serviços de saúde na APS para a apropriação sobre o funcionamento dos serviços de saúde e da equipe e sua atuação em diferentes abordagens e ferramentas do trabalho interprofissional e no tema 2 observa-se que os estágios nos serviços de saúde permitem aos estudantes a apreensão do objetivo comum da equipe que é o cuidado à pessoa para garantia da integralidade do cuidado, além do reconhecimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe. Conclusões: A partir da valorização de espaços curriculares de imersão em cenários de prática no SUS, como nos estágios obrigatórios em análise, o estudante se aproxima de competências para o trabalho em equipe interprofissional com destaque para a comunicação interprofissional para alcance de objetivos comuns com foco no cuidado ampliado em saúde e pode exercitar o trabalho em equipe e a integração com outras áreas da saúde, tecendo aprendizagens significativas acerca dos atributos da interprofissionalidade e diferentes papéis profissionais.

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Biografia do Autor

  • Luana Pinho de Mesquita Lago, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Doutora em Ciências

  • Laiz Frota Ursulino Cerbino, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Especialista em Odontopediatria

  • JúliaBezerra Xavier, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto,(SP), Brasil

    Graduanda de Odontologia

  • Soraya Fernandes Mestriner, Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Doutora em Odontologia

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

1.
Lago LP de M, Cerbino LFU, Xavier J, Mestriner SF. Práticas interprofissionais na formação em serviço e mudanças na perspectiva da centralidade do usuário. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 17º de março de 2025 [citado 13º de abril de 2025];57(2):e-225086. Disponível em: https://journals.usp.br/rmrp/article/view/225086