Avaliação diária de atitudes e profissionalismo na Graduação Médica: apresentação de um instrumento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.202954Palavras-chave:
Avaliação educacional, Feedback, Faculdades de medicina, Desempenho acadêmicoResumo
Objetiva-se apresentar um instrumento de avaliação diária de atitudes e profissionalismo para estudantes de Medicina em atividades teórico-práticas. A elaboração do instrumento foi baseada nos manuais do programa de integração do aluno com a comunidade, projeto pedagógico do curso e nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação
em Medicina, realizada por docentes. Os docentes foram consultados em reuniões com duração de 50 minutos, com periodicidade semanal, entre agosto e novembro de 2016. Ao final do processo foi consolidada uma versão do instrumento com cinco itens e seis descritores para discriminação de situações de aprendizagem que permitem a avaliação da competência de um nível mais simples até o mais complexo. Com a utilização do instrumento elaborado não se deixa de avaliar pontos considerados importantes para a formação médica em atividades teórico-práticas.
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