Ensino Remoto em tempos de pandemia: a experiência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184799Palavras-chave:
Educação a distância, Capacitação de professores, Estudantes de medicina, Aprendizagem baseada em problemas, Covid-19Resumo
A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é uma universidade comunitária. Em março de 2020, o distanciamento/isolamento social ocasionado pela pandemia da SARS-CoV-2 impôs diversos desafios a serem enfrentados, relacionados à migração do ensino presencial para o ensino remoto/ capacitação tecnológica (e pedagógica) do corpo docente, suporte aos estudantes, capacitação tecnológica do corpo funcional e adequação da infraestrutura de tecnologia da informação. Neste trabalho trataremos da capacitação docente. Embora não existisse uma estrutura de desenvolvimento docente institucionalizada, um grupo de docentes envolvidos nas diversas capacitações que vinham sendo promovidas desde 2017 pela instituição, por iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, foi responsável pela capacitação do conjunto de docentes da Universidade para uso das plataformas institucionais. Também foram criados treinamentos individuais para atender às necessidades dos docentes. Superada a primeira fase de familiarização com as plataformas, a etapa seguinte foi suscitar, no corpo docente, a necessidade de qualificação das atividades remotas, por meio do uso de metodologias inovadoras de ensino. A necessidade de manutenção do ensino remoto levou à ampliação do grupo de docentes responsáveis pelo apoio às atividades remotas. Mais ainda, monitores pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) dos diferentes cursos da universidade foram selecionados para auxiliar os docentes, de forma individualizada, para que fizessem o uso apropriado de estratégias de ensino e as plataformas tecnológicas. No curso de Medicina da PUC-SP, que tem em seu cerne o uso de estratégias ativas de ensino e aprendizagem, com exceção de parte das atividades práticas, todas foram realizadas remotamente. A adaptação das tutorias da aprendizagem baseada em problemas foi satisfatória. Um dos aprendizados mais significativos foi o trabalho colaborativo docente para a realização de avaliações somativas.
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