Integração de tecnologia educacional na USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184763Palavras-chave:
Tecnologia educacional , Integração de tecnologia, Ensino superior, Ambiente virtual de aprendizagem, Covid-19Resumo
Analisamos a integração de tecnologia educacional na Universidade de São Paulo, focando na adoção e uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), traçando seu desenvolvimento e manutenção nas últimas duas décadas. É proposto um arcabouço analítico para situar os principais marcos do uso das tecnologias online pela USP e que busca navegar entre os extremos de determinismo tecnológico e um instrumentalismo ingênuo. As formas de uso do principal AVA da USP, a plataforma e-Disciplinas, são exploradas por meio de indicadores de adoção e tipos de uso. A pandemia de 2020 acelerou repentinamente uma tendência existente de maior adoção e usos mais complexos do sistema.
Downloads
Referências
Hargittai E. The Digital Reproduction of Inequality. In: Grusky D, organizador. Social Stratification [Internet]. Boulder, CO: Westview Press; 2008 [citado 19 de maio de 2009]. p. 936–44. Disponível em: http://webuse.org/p/c11/
Rogers EM. Diffusion of innovations. 5th ed. New York: Free Press; 2003. 551 p.
Porter WW, Graham CR, Bodily RG, Sandberg DS. A qualitative analysis of institutional drivers and barriers to blended learning adoption in higher education. Internet High Educ. 2016;28:17–27.
Porter WW, Graham CR. Institutional drivers and barriers to faculty adoption of blended learning in higher education. Br J Educ Technol. 2016;47:748–62.
Edgerton DL. The shock of the old: technology and global history since 1900. London: Profile Books; 2008. 270 p.
Cuban L. Oversold and underused: Computers in the classroom. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press; 2001. 256 p.
Langdon Winner. Do Artifacts Have Politics? Daedalus [Internet]. 1980;109. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20024652
Kranzberg M. Technology and History: “Kranzberg’s Laws”. Technol Cult. 1986;27:544–60.
Norman DA. The design of everyday things. Revised and expanded edition. New York, New York: Basic Books; 2013. 347 p.
Weller M. 25 years of ed tech [Internet]. 2020 [citado 27 de fevereiro de 2020]. Disponível em: https://www.aupress.ca/app/uploads/120290_99Z_Weller_2020-25_Years_of_Ed_Tech.pdf
LARC. COL - Cursos Online [Internet]. COL - Cursos Online. [citado 14 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://www.larc.usp.br/col/
USP. Tidia-Ae 4.0 [Internet]. [citado 14 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://ae4.tidia-ae.usp.br/portal#
Sakai. Sakai Learning Management System [Internet]. Sakai LMS. 2020 [citado 10 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://www.sakailms.org
Moodle. Moodle - Open-source learning platform [Internet]. [citado 10 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://moodle.org/
NIED. TelEduc [Internet]. 2017 [citado 10 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/projeto/teleduc/
Univesp. Univesp - História [Internet]. 2020 [citado 9 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://univesp.br/institucional/historia
Tony Bates. Teaching in a Digital Age [Internet]. BC campus; 2015 [citado 15 de março de 2020]. Disponível em: https://doi.library.ubc.ca/10.14288/1.0224023
Franklin UM. The real world of technology. Rev. ed. Toronto, Ont. : Berkeley, CA: House of Anansi Press ; Distributed in the United States by Publishers Group West; 2004. 206 p. (CBC Massey lectures series).
Chakraborty S. Deskilling of the Teaching Profession. In: Sociology of Education: An A-to-Z Guide [Internet]. 2455 Teller Road, Thousand Oaks California 91320 United States: SAGE Publications, Inc.; 2013 [citado 31 de maio de 2019]. Disponível em: http://sk.sagepub.com/reference/sociology-of-education/n107.xml
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ewout ter Haar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.