Trinta anos da criação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - contexto histórico e realizações dos primeiros tempos

Autores

  • Maria de Lourdes Veronese Rodrigues Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço https://orcid.org/0000-0003-4835-0360
  • Josimara Magro Fernandez de Souza Sociedade de Psicanálise de Ribeirão Preto
  • Marcia Baumann di Stasio Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Maria de Fátima Aveiro Colares Centro Universitário Municipal de Franca https://orcid.org/0000-0001-6345-1587
  • Ana Raquel Lucato Cianflone Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0003-2006-1292

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i4p472-478

Palavras-chave:

Educação Médica, Psicologia Educacional, Assistência em Saúde Mental

Resumo

O artigo tem por objetivo historiar o contexto da criação e o desenvolvimento do Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da FMRP-USP em seus anos iniciais. São destacados aspectos estruturais, como: constituição da Equipe Técnica, Apoio administrativo e Grupo de Consultores; infraestrutura e relações institucionais do CAEP com colegiados e a Administração da Unidade. Também é descrito o contexto da elaboração do Regimento Interno do CAEP, com ênfase na apresentação dos princípios que nortearam as atividades desenvolvidas por este Centro.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Amorim DS. As implicações do avanço científico-tecnológico na definição do perfil do médico. Medicina (Ribeirão Preto) 1989; 22(3/4):144-149.

Association of American Medical Colleges. Annual Report 1986-1987. J Med Educ. 1988; 63(3): 231-270.

Ferreira JR. A formação de recursos humanos para a Medicina no ano 2000. Rev Bras Educ Med. 1983; 7(2):93-100.

Fordham CC. Changing Medical Education in new schools. N Engl J Med. 1980; 301(13): 719-720.

Jonas JS, Etzel SI, Barzansky B. Undergraduate Medical Education. JAMA 1989; 262(8): 1011-1019.

Pereira JC. Ensino Médico: Sociedade e Educação Médica. Medicina (Ribeirão Preto)1980; 12(3/4):17-20.

Reynolds RC. Medical Education 1980s. J Med Educ. 1980; 55(8):718-719.

Muller S. The Medical School in the University. JAMA 1984; 252(11):1455-1457.

Barbosa FS. Solilóquio da Educação: em apoio às transformações na Escola Medica Brasileira. Rev Bras Educ Med. 1986; 10(3):129-130.

Kendall PL, Reader GG. Inovations in Medical Education of the 1950s contrasted with those of the 1970s and 1980s. J Health Soc Behav. 1988; 29(4):279-293.

Rodrigues MLV. Inovações no Ensino Médico e outras mudanças: aspectos históricos e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Medicina (Ribeirão Preto) 2002; 35(3):231-235.

Martins AM. Editorial. Rev Bras Educ Med. 2008; 32(1):5-6.

Gual A, Nuñez-Cortés JM, Palés-Argullós J, Oriol-Bosch A. FEM 2013; 16 (4): 186-189.

Yazlle Rocha JS, Caccia-Bava MCGG. O SUS, esse desconhecido. In: Rodrigues MLV, Kara José N. Perfil epidemiológico das principais causas de cegueira no Brasil. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2012. p. 87-92.

Mello HK. Hospital Escola – o problema visto pelo professor de Medicina. Rev Bras Educ Med. 1977; 1(1):3-5.

Yazlle Rocha JS. O Hospital Universitário e as tendências atuais da Educação Médica. Rev Bras Educ Med. 1979; 3(2):41-45.

Silva PCT. Internato. Rev Bras Educ Med. 1981; 5(2):117-123.

Gonçalves EL. O Hospital de Ensino: ontem hoje e amanhã. Rev Bras Educ Med. 1984; 8(3): 188-192.

Rosa AR. Internato: atualidade e perspectivas. Rev Bras Educ Med. 1985; 9(11):30-36.

Bradford WD, Schofield JF. Study of required clerkships in Internal Medicine in US and Canadian Medical Schools. J Med Educ. 1986; 61(3):157-162.

Dias del Castillo E. El sistema de enseñanza de las especialidades médicas. Gaceta Médica de México 1987; 123(3/4):39-57.

Mauro JEM, Nogueira AR. Aspectos do Ensino Médico em São Paulo:1912-50. In: Mauro JEM, Nogueira AR. FMRP-USP. Primeiros tempos, através dos documentos e pela voz de seus construtores. FUNPEC:Ribeirão Preto; 2004. p.3-10.

Rodrigues MLV, Marchini JS, Salgado HC, Carlotti Jr CG. A consolidação da FMRP-USP/marcos históricos das primeiras décadas. In: Rodrigues MLV, Marchini JS, Salgado HC, Carlotti Jr CG. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Primeiras Décadas. FUNPEC: Ribeirão Preto; 2018. p. 67-82.

Barrows HS, Tamblym RM. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer; 1980.

Pontes JPL. Ensino Médico no Brasil: evolução, perspectivas e desafios. Rev Bras Educ Med. 1982; 6(2):104-116.

Ginsburg AD. Comparison of in training evaluation with tests of clinical ability in medical students. J Med Educ. 1985; 60(1):29-38.

Kuske TT, Fleming GA, Jarechy RK, Levine JH, Lewis LA. Curriculum change in the 1980s – a report of 40 southern US Medical Schools. JAMA 1985; 254(19): 2783-2786.

Luna R. Reorientación de la educación médica. Educ Med Salud. 1986; 466-472.

Sobral DT. Participação estudantil na melhoria da Educação Médica. Rev Bras Educ Med. 1986; 10(1): 19-22.

Vidal CA, Quiñones J. Integración docente-assistencial. Educ Med Salud. 1986; 20(1):1-25.

Crowley AE; Etzel SI, Petersen ES. Undergraduate Medical Education. JAMA 1987; 258(8):1013-1020.

Koch-Weser D. Community-based education of the health professions in Latin America and US. Am J Publ Health. 1987; 77(4): 412.

Mc Leod PJ. Faculty development practices in Canadian Medical Schools. CMAJ. 1987; 136(1): 709-712.

Brasil. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior/Comissão de Especialistas em Ensino Médico. Ensino Médico-Bases e Diretrizes para sua reformulação. Brasilia: MEC; 1987.

Oliva Aldamiz H. La reforma de los planos de estúdio em las facultades de medicina españolas. Rev Clin Esp. 1987; 181(8):445-52.

Pallie W, Carr DH.The Mc Master Medical Education Philosophy in theory, practice and historical perspective. Med Teacher. 1987; 181(8):59-71.

Rodrigues MLV, Figueiredo JFC. Aprendizado centrado em problemas. Medicina (Ribeirão Preto) 1996;29(4):396-402.

Rodrigues MLV. Investigação sobre inovações no Ensino Médico (Estágio em Escolas Médicas do México, Estados Unidos e Canadá– Programa USP/BID). Relatório Técnico. Ribeirão Preto: FMRP; 1990.

Rodrigues MLV, Rodrigues CRC. Formação de Recursos Humanos na área de Ensino Médico na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Educ Med Salud. 1992; 26(2):280-284.

Ferreira Santos RE. Memórias. Um cirurgião operando a própria vida. Ribeirão Preto: FUNPEC; 2002.p. 207-234.

Azeredo AP. Memorial das Atividades Educacionais. Ribeirão Preto: FUNPEC; 2015. p.33-35.

Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto (SP): Bollela VR; maio 2018 [set 2020; acesso em 30 set 2020]. http://cdde.fmrp.usp.br/.

Cianflone ARL, Figueiredo JFC, Colares MFA. O Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP): História e perspectivas. Medicina (Ribeirão Preto) 2002; 35(3): 392-396.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Of. ATAc.158090, 1990.

Fernandez JM, Cianflone ARL. O Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Medicina (Ribeirão Preto) 1991; 24(2):122-127.

Núcleo de Apoio Psicopedagógico/Centro de Apoio Educacional e Psicológico - FMRP. Arquivo Documental 1990-1996.

Fernandez JM, Rodrigues CRC. Estudo retrospectivo de uma população de estudantes de medicina atendidos no ambulatório de clínica psiquiátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Medicina (Ribeirão Preto) 1993; 26(2): 258-269.

Cianflone ARL, Fernandez JM. Algumas características do ensino e aprendizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP: um estudo junto aos alunos de graduação. Medicina (Ribeirão Preto)1993; 26(2): 228-236.

Cianflone ARL, Figueiredo MAC. A representação da medicina como profissão: considerações teóricas sobre conteúdos levantados junto a estudantes secundaristas e universitários. Medicina (Ribeirão Preto) 1993; 26(2): 237-245.

Troncon LEA, Cianflone ARL, Rodrigues MLV, Piccinato CE, Peres LC, Figueiredo JFC. Avaliação Terminal de competências dos graduandos em Medicina: Relato da experiência inicial na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Gráfica Canavacci; 1996.

Troncon LEA, Rodrigues MLV, Piccinato CE, Figueiredo JFC, Peres LC, Cianflone ARL.Overcoming difficulties in the introduction of a summative assessment of clinical competence in a Brazilian Medical School. In:Scherpbier AJJA, van der Vleuten CPM, Rethans JJ, van der Steeg AFW. Advances in Medical Education. Kluwer Academic: London; 1997. p. 197-199.

Troncon LEA, Rodrigues MLV, Piccinato CE, Figueiredo JFC, Peres LC, Cianflone ARL. Avaliação Terminal de competências clínicas dos graduandos - experiência inicial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Anais, XXIII Congresso Brasileiro de Educação Médica; 27-29 out 1995; Porto Alegre (RS). Rio de Janeiro (RJ): ABEM; 1995. p. 35.

Peres LC, Troncon LEA, Rodrigues, MLV, Figueiredo JFC, Cianflone ARL.Dificuldades no desenvolvimento de avaliação terminal de competências clínicas de graduandos em Medicina. Anais, XXIII Congresso Brasileiro de Educação Médica; 27-29 out 1995; Porto Alegre (RS). Rio de Janeiro (RJ): ABEM; 1995. p. 38.

Cianflone ARL, Troncon, LEA, Rodrigues MLV, Piccinato CE, Peres LC, Figueiredo JFC . Evaluation of clinical competence assessment. Abstracts Book. Annual Meeting of the Association of Medical Education in Europe; 7-9 set 1995; Zaragoza (Espanha): AMEE/SEDEM; 1995. p. 97.

Study of medical profession social representation aiming psychopedagogic counselling for medicine students. Abstracts Book. Annual Meeting of the Association of Medical Education in Europe; 7-9 set 1995; Zaragoza (Espanha): AMEE/SEDEM; 1995. p.35.

Figueiredo JFC, Troncon LEA, Cianflone ARL, Peres LC, Piccinato CE . Performance of students during the last years of medical School assessed by a multiple choice test over two consecutive years. Abstracts Book. Annual Meeting of the Association of Medical Education in Europe; 7-9 set 1995; Zaragoza (Espanha): AMEE/SEDEM; 1995. p.98.

Troncon,LEA, Figueiredo JFC, Rodrigues MLV, Piccinato CE, Peres LC, Cianflone ARL, Colares, MFA . Extra-curricular research activities and academic performance of medical students. Abstracts Book. Annual Meeting of the Association of Medical Education in Europe; 30 Ago-2 Set1997; Viena (Áustria). Dundee (Escócia): AMEE; 1995. p. 29.

Cianflone ARL, Peres LC ; Figueiredo JFC, Troncon LEA, Rodrigues MLV, Piccinato CE . Meta-evaluation in clinical competence assessment (OSCE) of Brazilian Medical School. Abstracts Book. Annual Meeting of the Association of Medical Education in Europe; 1-4 set 1996; Copenhagen (Dinamarca). Dundee (Escócia): AMEE; 1995. p.70.

Cianflone ARL, Figueiredo, JFC ; Rodrigues, MLV ; Colares, MFA . What are the characteristics of a good physician? Replies by medical students from a Brazilian Medical School. Abstracts Book. Annual Meeting of the Association of Medical Education in Europe; 30 Ago -2 Set 1997; Viena (Áustria). Dundee (Escócia): AMEE; 1995. p. 74.

Association for Medical Education in Europe. Dundee (Escócia): AMEE; ago 2020 [set 2020; acesso em 29 set 2020]. https://amee.org/conferences/amee-past-conferences/amee-2020.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

1.
Rodrigues M de LV, Souza JMF de, Stasio MB di, Colares M de FA, Cianflone ARL. Trinta anos da criação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - contexto histórico e realizações dos primeiros tempos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de dezembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];53(4):472-8. Disponível em: https://journals.usp.br/rmrp/article/view/176358