Educação Médica em tempos de pandemia e a utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.174684Palavras-chave:
Educação médica, Metodologias e ferramentas baseadas nas TIC, Aprendizagem onlineResumo
O objetivo deste relato de experiência é apresentar a utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologia em tempos de pandemia na disciplina Integração Básico-Clínica II do curso de Medicina. A experiência é caracterizada como uma possibilidade de contribuição ao desenvolvimento docente para o mundo pós-pandemia. Em um grupo de cinco professores e 40 estudantes, a disciplina Integração Básico-Clínica II foi adaptada emergencialmente para atividades mediadas por tecnologia. Os conteúdos trabalhados propiciaram a integração dos conhecimentos disciplinares à clínica e trouxeram inúmeros desafios pedagógicos neste momento inédito de como ensinar, aprender e sobreviver a uma pandemia. Em 16 encontros via plataforma institucional foram utilizadas exclusivamente metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com estratégias diversificadas. O modelo de aprendizagem virtual não é algo novo, apesar de inédito para esse grupo de discentes e para esta disciplina e seu valor está em possibilitar repensar a educação e seus mecanismos, num extenuante exercício de criatividade para enfrentar novos desafios surgidos decorrentes de situações extremas. A aplicação de metodologias ativas associado ao feedback dos discentes foi imprescindível para a tomada de decisões na continuidade da integração dos conteúdos, levando à construção de uma disciplina agradável e que contribuiu para o processo formativo de todos os envolvidos. O maior aprendizado foi a necessidade de adaptação e criatividade, permitindo contribuições à construção da identidade docente. A práxis foi fortalecida e reinventada, sendo a adaptação e criatividade, atributos considerados necessários para o desenvolvimento docente para o mundo pós-andemia.
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