Ensino médico na pandemia de COVID-19: ponto de vista de acadêmicos de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i4p490-494

Palavras-chave:

Educação Médica, Pandemia, COVID-19

Resumo

Introdução: Com a atual realidade que estamos vivenciando com o início da pandemia do Novo Coronavírus, todos têm enfrentado o desafio de lidar e se adaptar às novas dificuldades. Entre esses grupos sociais, estão os acadêmicos de Medicina, com suas atividades práticas interrompidas e muitas angústias e preocupações. Objetivo: Este artigo retrata a experiência vivenciada por acadêmicos de medicina cursando o internato sobre o impacto da pandemia na educação médica. Discussão: Dentre os múltiplos questionamentos que os acadêmicos têm vivenciado e as consequências que o isolamento tem trazido, observa-se a dualidade entre o desejo de participar da linha de frente no combate à pandemia e o medo acerca da contaminação de seus amigos e familiares. Ademais, observa-se uma grande oferta de conteúdos online, como cursos, congressos e descobertas a respeito do COVID-19, em contraponto ao reduzido tempo disponível para tal. Com a instituição do Ensino à Distância (EAD), o estudante depara-se, também, com a dualidade existente entre métodos tradicionais e ativos de aprendizagem. Soma-se a isso, o medo acerca da perda de atividades práticas importantes para sua formação e o questionamento sobre quando serão repostas de forma adequada. Por fim, observa-se o receio sobre o futuro do estudante: quando e como será a conclusão do curso de Medicina e o preparo para as sabidamente concorridas provas de Residência Médica. Conclusão: Percebe-se que a pandemia está afetando de forma significativa os já preocupados acadêmicos de Medicina, em múltiplos aspectos de suas vidas, acerca de sua formação e conclusão do curso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FERREL, Meganne N; RYAN, John J. The Impact of COVID-19 on Medical Education. Cureus, [S.L.], p. 1-2, 31 mar. 2020. Cureus, Inc.. http://dx.doi.org/10.7759/cureus.7492.

HJIEJ, Ghita; FOURTASSI, Maryam. Medical students' dilemma during the Covid-19 pandemic; between the will to help and the fear of contamination. Medical Education Online, [S.L.], v. 25, n. 1, p. 1-3, 1 jan. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10872981.2020.1784374.

LURIE, Nicole; SAVILLE, Melanie; HATCHETT, Richard; HALTON, Jane. Developing Covid-19 Vaccines at Pandemic Speed. New England Journal Of Medicine, [S.L.], v. 382, n. 21, p. 1969-1973, 21 maio 2020. Massachusetts Medical Society. http://dx.doi.org/10.1056/nejmp2005630

BRASIL. PORTARIA No 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC no 343. Diário Oficial da União, March, 2020. Available from: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=19/03/2020&jornal=603&pagina=1

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. June, 2014. Available from: http://www.toledo.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2017/07/DCN-2014.pdf

ROSE, Suzanne. Medical Student Education in the Time of COVID-19. Jama, [S.L.], v. 323, n. 21, p. 2131-2132, 2 jun. 2020. American Medical Association (AMA). http://dx.doi.org/10.1001/jama.2020.5227.

AHMED, Hanad; ALLAF, Mohammed; ELGHAZALY, Hussein. COVID-19 and medical education. The Lancet Infectious Diseases, [S.L.], v. 20, n. 7, p. 777-778, jul. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/s1473-3099(20)30226-7.

Universidade De São Paulo [web page]. Webinar Conheça a “Minha Biblioteca” – Gravação disponível. [accessed on October 3, 2020]. Available from: https://www.aguia.usp.br/noticias/webinar-minha-biblioteca/.

AMANTE, Angelo; BALMER, Crispian [web page]. Italy rushes new doctors into service as coronavirus deaths rise above 2,500. [accessed on June 29, 2020]. Available from: https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-italy/italy-rushes-to-promote-new-doctors-to-relieve-coronavirus-crisis-idUSKBN214245.

BRASIL. PORTARIA Nº 374, de 4 de abril de 2020. Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União. April, 2020. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-374-de-3-de-abril-de-2020-251289249.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Marsilli LRB, Smecellato FB, Silva Júnior O de C e. Ensino médico na pandemia de COVID-19: ponto de vista de acadêmicos de medicina. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de dezembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];53(4):490-4. Disponível em: https://journals.usp.br/rmrp/article/view/174253