Instrumentos específicos para avaliação do conhecimento em asma: revisão sistemática

Autores

  • Cristian Roncada
  • Caroline P. Dias
  • Edgar E. Sarria
  • Paulo M. Pitrez

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i6p619-627

Palavras-chave:

Questionário. Estudos de Validação. Conhecimento. Asma

Resumo

Introdução: a avaliação do nível de conhecimento em asma é um dos principais desfechos para estudos vinculados a programas de educação em asma. Para isso, identificar o instrumento específico adequado para tal desfecho é essencial para o sucesso de pesquisas nessa área. Objetivo: identificar instrumentos específicos para avaliar o conhecimento de asma, analisando as características principais e os crité- rios de qualidade para validação psicométrica. Métodos: uma revisão sistemática foi realizada para identificar medidas de resultados disponíveis para avaliar o conhecimento da asma em crianças, adolescentes, responsáveis legais e profissionais de saúde. Aplicamos a lógica de pesquisa nas bases de dados Medline, Lilacs, Scopus, Science Direct, PsycINFO, Cochrane e Tripdatabase. Os artigos foram incluídos mediante descrição do desenvolvimento e teste psicométrico dos questionários de conhecimento em asma. Para os critérios de qualidade, a validade de conteúdo, validade de construto, consistência interna e reprodutibilidade foram avaliados e atribuída uma classificação “positivo”, “intermediário” ou “negativo”. Resultados: vinte e dois instrumentos foram incluídos. Nenhum deles teve uma avaliação positiva para todas as quatro propriedades psicométricas avaliadas. Seis receberam classificação “positivo” ou “intermediário”. Destes, somente um foi desenvolvido em português-BR. Conclusão: Atualmente, existem 22 questionários disponíveis para avaliar o nível de conhecimento da asma, mas maioria dos instrumentos não possui validação psicométrica completa

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristian Roncada
    Doutor em Pediatria e Saúde da Criança, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline P. Dias
    Doutora em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Edgar E. Sarria
    Doutor em Ciências Pneumológicas, UFRGS
  • Paulo M. Pitrez
    Doutor em Ciências Pneumológicas, UFRGS

Downloads

Publicado

2015-12-20

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Roncada C, Dias CP, Sarria EE, Pitrez PM. Instrumentos específicos para avaliação do conhecimento em asma: revisão sistemática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20º de dezembro de 2015 [citado 4º de dezembro de 2024];48(6):619-27. Disponível em: https://journals.usp.br/rmrp/article/view/114959