Validade e confiabilidade de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos
DOI:
https://doi.org/10.1590/0104-1169.3575.2457Resumo
OBJETIVOS: avaliar a validade de construto e a confiabilidade do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos. MÉTODOS: estudo correlacional, realizado em um hospital de ensino. Foram classificados 227 pacientes pediátricos com a aplicação do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos. A validade de construto foi avaliada pela abordagem analítica de fator e a confiabilidade pela consistência interna. RESULTADOS: a Análise Fatorial Exploratória identificou três construtos com 67,5% de variância de explicação e, na avaliação da confiabilidade, os valores do alfa de Cronbach encontrados foram: 0,92 para o instrumento como um todo, 0,88 para o domínio do paciente, 0,81 para o domínio família e 0,44 para o domínio procedimentos terapêuticos. CONCLUSÕES: o instrumento apresentou evidências de validade de construto e de confiabilidade, e essas análises denotam a factibilidade do instrumento. A validação do Instrumento de Classificação de Pacientes Pediátricos constitui, ainda, um desafio, devido à sua relevância para um olhar mais profundo sobre a assistência e a gestão em enfermagem pediátrica. Deverão ser considerados outros estudos para explorar sua dimensionalidade e validade de conteúdo.Downloads
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Publicado
2014-07-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Validade e confiabilidade de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(4), 598-603. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3575.2457