Qualidade dos cuidados de enfermagem e satisfação do paciente atendido em um hospital de ensino

Autores

  • Juliana Santana de Freitas
  • Ana Elisa Bauer de Camargo Silva Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Ruth Minamisava Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Ana Lúcia Queiroz Bezerra Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Maiana Regina Gomes de Sousa Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3241.2437

Resumo

OBJETIVOS: avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem, a satisfação do paciente e a correlação entre ambos. MÉTODO: estudo transversal, realizado com 275 pacientes internados em um hospital de ensino da Região Centro-Oeste do Brasil. Os dados foram obtidos por meio da aplicação simultânea de três instrumentos. A seguir, foram digitados em banco de dados eletrônico e analisados em função da positividade, valor de mediana e coeficientes de correlação de Spearman. RESULTADOS: dentre os cuidados de enfermagem avaliados, apenas dois foram considerados seguros - higiene e conforto físico; nutrição e hidratação - e os demais foram classificados como pobres. Todavia, os pacientes mostraram-se satisfeitos com os cuidados recebidos nos domínios avaliados: técnico-profissional, confiança e educacional. Isso pode ser justificado pela correlação fraca a moderada observada entre essas variáveis. CONCLUSÃO: apesar do déficit de qualidade, houve alto nível de satisfação dos pacientes com os cuidados de enfermagem recebidos. Tais resultados apontam a necessidade de a instituição centrar seus objetivos num sistema de avaliação permanente da qualidade do cuidado, visando o atendimento das expectativas dos pacientes.

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Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Qualidade dos cuidados de enfermagem e satisfação do paciente atendido em um hospital de ensino . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(3), 454-460. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3241.2437