Qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7028.4525Palavras-chave:
Assistência Ambulatorial; Atenção Secundária à Saúde; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde.Resumo
Objetivo: mapear as produções científicas nacionais e internacionais em saúde sobre a qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem. Método: revisão de escopo orientada pela Colaboração Joanna Briggs Institute, realizada em 12 bases de dados e repositórios. Foram incluídos apenas artigos originais sobre a avaliação da qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem. Não houve delimitação de tempo, metodologia ou idioma. Os dados foram mapeados e organizados por meio da descrição temática e estatística dos artigos. Esta revisão foi registrada na plataforma Open Science Framework. Resultados: foram encontrados 45 estudos publicados entre 1984 e 2021, originando 17 indicadores de qualidade da assistência ambulatorial de enfermagem, agrupados segundo a tríade de Donabedian: quatro de estrutura, sete de processo e seis de resultado. A área de cuidado predominante foi a oncologia. Dos estudos analisados, 55,3% tiveram foco nos pacientes. Os indicadores mais citados entre os estudos foram: educação permanente em saúde, organização do serviço, comunicação, coordenação do cuidado e processo de enfermagem. Conclusão: o pequeno número de estudos nesse campo, em comparação com outras áreas da enfermagem, demonstra a pouca exploração do tema nas realidades nacional e internacional. Além disso, a diversidade de indicadores encontrada aponta para a falta de uniformização desses dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.