Qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7028.4525

Palavras-chave:

Assistência Ambulatorial; Atenção Secundária à Saúde; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde.

Resumo

Objetivo: mapear as produções científicas nacionais e internacionais em saúde sobre a qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem. Método: revisão de escopo orientada pela Colaboração Joanna Briggs Institute, realizada em 12 bases de dados e repositórios. Foram incluídos apenas artigos originais sobre a avaliação da qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem. Não houve delimitação de tempo, metodologia ou idioma. Os dados foram mapeados e organizados por meio da descrição temática e estatística dos artigos. Esta revisão foi registrada na plataforma Open Science FrameworkResultados: foram encontrados 45 estudos publicados entre 1984 e 2021, originando 17 indicadores de qualidade da assistência ambulatorial de enfermagem, agrupados segundo a tríade de Donabedian: quatro de estrutura, sete de processo e seis de resultado. A área de cuidado predominante foi a oncologia. Dos estudos analisados, 55,3% tiveram foco nos pacientes. Os indicadores mais citados entre os estudos foram: educação permanente em saúde, organização do serviço, comunicação, coordenação do cuidado e processo de enfermagem. Conclusão: o pequeno número de estudos nesse campo, em comparação com outras áreas da enfermagem, demonstra a pouca exploração do tema nas realidades nacional e internacional. Além disso, a diversidade de indicadores encontrada aponta para a falta de uniformização desses dados.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Qualidade da assistência ambulatorial em enfermagem: uma revisão de escopo. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4525. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7028.4525