Carga de trabalho em Centro Cirúrgico: percepções, atividades e tempo despendido pelos enfermeiros assistenciais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7549.4513Palavras-chave:
Papel do Profissional de Enfermagem; Carga de Trabalho; Enfermagem Perioperatória; Período Intraoperatório; Competência Profissional; Centros Cirúrgicos.Resumo
Objetivo: avaliar a carga de trabalho percebida pelos enfermeiros assistenciais de centro cirúrgico e o tempo despendido nas atividades realizadas, bem como compreender as atividades que influenciam a sua percepção. Método: estudo de métodos mistos explanatório sequencial. Etapa quantitativa desenvolvida por survey com 34 enfermeiros de cinco hospitais e aferição do tempo despendido por atividade nos hospitais com maior e menor percepção de carga de trabalho, durante 129 horas de observação. Sequencialmente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 12 enfermeiros. Os dados quantitativos, analisados de forma descritiva e inferencial, e qualitativos submetidos à Análise de Conteúdo, foram posteriormente integrados por conexão. Resultados: houve o predomínio do sexo feminino (88,23%) e idade média 39±8,18 anos entre os enfermeiros, com correlação moderada (r=0,502) e significativa (p=0,002) entre a idade e a percepção de carga de trabalho. As atividades gerenciais despenderam mais tempo e foram identificadas como as mais influentes na percepção da carga de trabalho associada à dimensão demanda mental. Conclusão: as atividades que mais repercutem na percepção da carga de trabalho englobam o gerenciamento do setor e das pessoas. A assistência direta ao paciente foi apontada como uma atividade que proporciona a satisfação no trabalho e propósito em sua atuação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.