Percepção dos usuários sobre qualidade do atendimento na navegação de pacientes com diabetes tipo 1
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7350.4492Palavras-chave:
Navegação de Pacientes , Diabetes Mellitus Tipo 1, Qualidade da Assistência à Saúde, Cuidados de Enfermagem , Assistência Centrada no Paciente , Consulta RemotaResumo
Objetivo: compreender a percepção, das pessoas com diabetes mellitus tipo 1, quanto à qualidade do atendimento por programa de navegação de pacientes. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em hospital universitário na região Sul do Brasil. Participaram 35 pessoas com diabetes mellitus tipo 1. Para coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas por teleconsulta. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: dos 35 (100%) participantes, 18 (51,4%) eram homens, com média de idade de 45 (±13) anos. Duas categorias temáticas e três principais temas sobre a qualidade do atendimento emergiram da análise dos dados: gerenciamento do diabetes (qualidade do atendimento em saúde prestado; conhecimento adquirido durante as consultas; melhoria nas práticas de autocuidado como resultado dos cuidados de saúde recebidos) e serviços de saúde remotos e presenciais (disponibilidade dos serviços de saúde durante a pandemia; desejo de acesso continuado aos serviços disponibilizados pelas enfermeiras; importância dos atendimentos recebidos). Conclusão: após análise das percepções dos participantes, foi possível compreender que a qualidade do atendimento oferecido pelo programa de navegação de pacientes é, em geral, positiva. Tanto que os usuários solicitaram continuidade deste modelo de assistência, vislumbrando uma oportunidade para além das dificuldades e das limitações impostas pela terapêutica.
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