Matriz de competências socioemocionais no ensino de enfermagem: concepções de discentes de graduação
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7489.4483Palavras-chave:
Enfermeiros, Educação em Enfermagem , Competência Profissional , Emoções , Serviços de Saúde, Habilidades SociaisResumo
Objetivo: construir uma proposta de matriz de competências socioemocionais para discentes de graduação em enfermagem. Método: estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 57 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública. Utilizou-se a técnica de grupo focal e para interpretação dos dados, a análise temática indutiva. Resultados: seis competências socioemocionais foram identificadas: Comunicação Assertiva; Receptividade; Adaptabilidade; Trabalho em Equipe; Inteligência Emocional e Liderança Compartilhada. Além disso, o reconhecimento de comportamentos/atitudes associados tornou possível construir uma matriz. Estratégias para o desenvolvimento das competências foram citadas, como: acolhimento dos docentes, participação em ligas acadêmicas, projetos de pesquisa e oficinas como iniciativas da pós-graduação. Conclusão: a matriz de competências socioemocionais para discentes de enfermagem deve auxiliar gestores de saúde e centros formadores na elaboração de projetos pedagógicos orientados para formação baseada em competências.
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