Matriz de competências socioemocionais no ensino de enfermagem: concepções de discentes de graduação

Autores

  • Laura Andrian Leal Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8563-8980
  • Silvia Helena Henriques Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2089-3304
  • Paulo Jorge Marcos Cruchinho Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), Lisboa, Portugal. Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5031-5727
  • Iasmin Gabrielli da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0009-0007-6985-4513
  • Josué Souza Gleriano Universidade do Estado do Mato Grosso, Enfermagem, Mato Grosso, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5881-4945
  • Carolina Cassiano Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3549-2538

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7489.4483

Palavras-chave:

Enfermeiros, Educação em Enfermagem , Competência Profissional , Emoções , Serviços de Saúde, Habilidades Sociais

Resumo

Objetivo: construir uma proposta de matriz de competências socioemocionais para discentes de graduação em enfermagem. Método: estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Participaram 57 discentes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública. Utilizou-se a técnica de grupo focal e para interpretação dos dados, a análise temática indutiva. Resultados: seis competências socioemocionais foram identificadas: Comunicação Assertiva; Receptividade; Adaptabilidade; Trabalho em Equipe; Inteligência Emocional e Liderança Compartilhada. Além disso, o reconhecimento de comportamentos/atitudes associados tornou possível construir uma matriz. Estratégias para o desenvolvimento das competências foram citadas, como: acolhimento dos docentes, participação em ligas acadêmicas, projetos de pesquisa e oficinas como iniciativas da pós-graduação. Conclusão: a matriz de competências socioemocionais para discentes de enfermagem deve auxiliar gestores de saúde e centros formadores na elaboração de projetos pedagógicos orientados para formação baseada em competências.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Matriz de competências socioemocionais no ensino de enfermagem: concepções de discentes de graduação. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4483. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7489.4483