Simulação clínica sobre violência por parceiro íntimo em mulheres adolescentes: contribuições para o ensino-saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7441.4471

Palavras-chave:

Violência por Parceiro Intimo , Violência de Gênero , Violência Doméstica , Adolescente , Simulação de Paciente, Atenção à Saúde

Resumo

Objetivo:  conhecer as contribuições do uso de simulação clínica, com graduandos da área da saúde, para o atendimento à mulher adolescente em situação de violência por parceiro íntimo no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método:  estudo qualitativo, desenvolvido com 30 graduandos em Medicina e 28 em Enfermagem de uma universidade pública. A coleta de dados foi mediada pelo debriefing holístico, com posterior análise temática, reflexiva e indutiva. Resultados:  emergiram dois temas: A complexidade da violência e Competências desenvolvidas com o uso da simulação. Os estudantes trouxeram a complexidade do atendimento devido a aspectos familiares, particularidades da população, ambivalência de sentimentos em um relacionamento violento e o limite entre a preservação da autonomia e a obrigatoriedade da denúncia. Foram desenvolvidas e exercitadas diversas competências, como habilidade de mediação de conflitos, respeito, vínculo, acolhimento e reconhecimento da rede de apoio. Conclusão:  o uso da simulação se apresentou como potente ferramenta para o processo ensino-aprendizagem na graduação desses cursos, ao permitir reflexões sobre as especificidades no atendimento de adolescentes. O olhar qualitativo ao processo também permitiu aprofundar como esta estratégia pode ser coerente a temas complexos, que envolvem a aquisição e experimentação de competências cognitivas, procedimentais e atitudinais.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Simulação clínica sobre violência por parceiro íntimo em mulheres adolescentes: contribuições para o ensino-saúde. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4471. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7441.4471