Efetividade da intervenção e-share para cuidadores de idosos após acidente vascular cerebral: ensaio pragmático randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7414.4468Palavras-chave:
Cuidadores , Educação , Acidente Vascular Carebral , Transição do Hospital para o Domicílio , Idoso , Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: analisar a efetividade de uma intervenção educativa virtual para cuidadores familiares na sobrecarga e na capacidade de cuidarem de idosos após acidente vascular cerebral. Método: ensaio pragmático randomizado com 58 cuidadores de idosos sobreviventes de acidente vascular cerebral. O grupo de intervenção recebeu acesso a um curso online para educação dos cuidadores. A capacitação do cuidador foi avaliada através da Escala de Capacidades do Cuidador Informal de Idosos Dependentes por Acidente Vascular Cerebral e a sobrecarga através da Caregiver Burden Scale antes da alta hospital e, também, três meses após, ambas foram adaptadas e validadas para uso no Brasil. Ainda, foi adotado o modelo de Equações de Estimativas Generalizadas complementado pelo Least Significant Difference. Resultados: a amostra foi homogênea e os grupos diferiram estatisticamente apenas em relação ao parentesco (p=0,034), observada maior proporção de filhos no grupo controle. Houve efeito da intervenção na melhora da administração dos medicamentos (p=0,006) e na redução da decepção (p=0,011) no grupo intervenção. Conclusão: a intervenção favoreceu os cuidadores que a receberam, no que se refere à melhora da administração de medicamentos e à redução da decepção. No Brasil, este é o primeiro estudo que propõe o uso de tecnologias educacionais digitais para esse grupo, representando importante avanço da Enfermagem. Registro clinicaltrial.gov: NCT05553340.
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