Efetividade da intervenção e-share para cuidadores de idosos após acidente vascular cerebral: ensaio pragmático randomizado

Autores

  • Francine Melo da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Enfermagem Ambulatorial, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3390-2601
  • Débora Francisco do Canto Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Enfermagem Clínica, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9054-0876
  • Lisiane Manganelli Girardi Paskulin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Diretoria de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1444-4086

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7414.4468

Palavras-chave:

Cuidadores , Educação , Acidente Vascular Carebral , Transição do Hospital para o Domicílio , Idoso , Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo:  analisar a efetividade de uma intervenção educativa virtual para cuidadores familiares na sobrecarga e na capacidade de cuidarem de idosos após acidente vascular cerebral. Método:  ensaio pragmático randomizado com 58 cuidadores de idosos sobreviventes de acidente vascular cerebral. O grupo de intervenção recebeu acesso a um curso online para educação dos cuidadores. A capacitação do cuidador foi avaliada através da Escala de Capacidades do Cuidador Informal de Idosos Dependentes por Acidente Vascular Cerebral e a sobrecarga através da Caregiver Burden Scale antes da alta hospital e, também, três meses após, ambas foram adaptadas e validadas para uso no Brasil. Ainda, foi adotado o modelo de Equações de Estimativas Generalizadas complementado pelo Least Significant Difference. Resultados:  a amostra foi homogênea e os grupos diferiram estatisticamente apenas em relação ao parentesco (p=0,034), observada maior proporção de filhos no grupo controle. Houve efeito da intervenção na melhora da administração dos medicamentos (p=0,006) e na redução da decepção (p=0,011) no grupo intervenção. Conclusão: a intervenção favoreceu os cuidadores que a receberam, no que se refere à melhora da administração de medicamentos e à redução da decepção. No Brasil, este é o primeiro estudo que propõe o uso de tecnologias educacionais digitais para esse grupo, representando importante avanço da Enfermagem. Registro clinicaltrial.gov: NCT05553340.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efetividade da intervenção e-share para cuidadores de idosos após acidente vascular cerebral: ensaio pragmático randomizado. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4468. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7414.4468