O emprego da metodologia de Kirkpatrick para avaliar a formação em enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7250.4432

Palavras-chave:

Educação Continuada , Enfermeiras e Enfermeiros , Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções , Revisão , Método , Capacitação em Serviço

Resumo

Objetivo: avaliar as evidências sobre o uso do modelo de Donald Kirkpatrick na avaliação da formação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System e Web of Science. Foram incluídos estudos que respondem à questão de revisão “Quais são as evidências da utilização do modelo de Donald Kirkpatrick para avaliar o treinamento no ambiente de trabalho da enfermagem?” publicados em português, inglês ou espanhol. Resultados: dos 108 estudos recuperados, treze foram incluídos. A maioria avaliou os quatro níveis propostos no modelo (reação, aprendizagem, comportamento e resultados) ou, pelo menos, uma combinação dos três primeiros. Foram utilizados diferentes instrumentos para avaliar a formação em enfermagem, principalmente em abordagens quantitativas para os níveis de reação e aprendizagem e qualitativas para os níveis de comportamento e resultados. Esta abordagem evidencia a flexibilidade do modelo e a importância da escolha de um conjunto confiável de instrumentos, fundamental para qualificar a análise em cada nível. Conclusão: o modelo de Kirkpatrick tem sido utilizado em todo o mundo para avaliar a formação na área da enfermagem e tem se revelado adequado para o objetivo, desde que haja uma seleção adequada de instrumentos em cada nível.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

O emprego da metodologia de Kirkpatrick para avaliar a formação em enfermagem: uma revisão integrativa. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4432. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7250.4432