Percepções de enfermeiros hondurenhos sobre a qualidade do atendimento a pacientes com AVC: um estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7300.4420Palavras-chave:
Enfermagem em Emergência , Enfermagem Cardiovascular , Acidente Vascular Celebral , Qualidade da Assistência à Saúde , Honduras , Pesquisa QualitativaResumo
Objetivo: explorar as percepções dos enfermeiros sobre a qualidade do atendimento a pacientes com AVC em um hospital público no norte de Honduras. Método: foi realizado um estudo fenomenológico descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com 20 enfermeiras gerais dos departamentos de emergência e medicina clínica do Hospital Geral de Atlántida. A análise dos dados foi feita por meio da técnica temática. Resultados: a pesquisa encontrou três temas principais e 10 subtemas que ilustraram a qualidade do atendimento a pacientes com AVC em um hospital geral de Honduras. A descoberta aponta para o tema “resultados negativos em relação à dimensão da estrutura das unidades de atendimento ao paciente”, que significa a falha em melhorar ou manter a qualidade da assistência médica. Da mesma forma, “resultados positivos em relação ao processo de enfermagem”, definidos como agradáveis e úteis no atendimento a pacientes com AVC, como o cuidado ético e humanizado e as atividades de promoção do autocuidado do paciente com o envolvimento dos familiares. Conclusão: os resultados indicam que os enfermeiros hondurenhos não têm treinamento qualificado de pós-graduação em cuidados críticos, o que é uma limitação que compromete a qualidade do atendimento. Portanto, recomenda-se ter estruturas organizacionais claras e melhor gerenciamento de recursos, o que, consequentemente, pode aumentar a satisfação do usuário e reduzir o tempo de permanência no hospital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.