Programa Brincar Legal na prevenção da violência contra crianças: fortalecendo o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7320.4435Palavras-chave:
Proteção da criança, Maus tratos infantis , Responsabilidade Parental , Educação Infantil , Atenção Primária à Saúde , Desenvolvimento SustentávelResumo
Objetivo: compreender a percepção de professores e profissionais de saúde sobre o uso do Programa Brincar Legal para pais/cuidadores para a prevenção da violência contra crianças. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório realizado por meio de três grupos focais com vinte professores da educação básica e profissionais da atenção primária à saúde que aplicaram o Programa para pais/cuidadores, em 2022. A análise de discurso de linha francesa orientou a análise de dados à luz da teoria de Urie Bronfenbrenner. Resultados: a partir da percepção dos participantes, emergiram três categorias: inovação e utilidade: aplicabilidade da teoria na prática; ressignificando atitudes de austeridade e impaciência contra a criança; disciplinar a criança e não punir: dilemas e desafios. Os depoimentos evidenciaram que o Programa é inovador, de acesso rápido, linguagem clara e de fácil aplicabilidade na prática para pais/cuidadores. Conclusão: o uso do Programa agregou conhecimento e propiciou atitudes positivas para o desenvolvimento do sistema bioecológico quanto ao enfrentamento e prevenção da violência contra a criança.
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