Programa Brincar Legal na prevenção da violência contra crianças: fortalecendo o desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7320.4435

Palavras-chave:

Proteção da criança, Maus tratos infantis , Responsabilidade Parental , Educação Infantil , Atenção Primária à Saúde , Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Objetivo:  compreender a percepção de professores e profissionais de saúde sobre o uso do Programa Brincar Legal para pais/cuidadores para a prevenção da violência contra crianças. Método:  estudo qualitativo, descritivo e exploratório realizado por meio de três grupos focais com vinte professores da educação básica e profissionais da atenção primária à saúde que aplicaram o Programa para pais/cuidadores, em 2022. A análise de discurso de linha francesa orientou a análise de dados à luz da teoria de Urie Bronfenbrenner. Resultados:  a partir da percepção dos participantes, emergiram três categorias: inovação e utilidade: aplicabilidade da teoria na prática; ressignificando atitudes de austeridade e impaciência contra a criança; disciplinar a criança e não punir: dilemas e desafios. Os depoimentos evidenciaram que o Programa é inovador, de acesso rápido, linguagem clara e de fácil aplicabilidade na prática para pais/cuidadores. Conclusão:  o uso do Programa agregou conhecimento e propiciou atitudes positivas para o desenvolvimento do sistema bioecológico quanto ao enfrentamento e prevenção da violência contra a criança.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Programa Brincar Legal na prevenção da violência contra crianças: fortalecendo o desenvolvimento sustentável. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4435. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7320.4435