Estudo comparativo entre simulação de alta-fidelidade e simulação de média-fidelidade na tomada de decisão de estudantes de enfermagem: estudo experimental

Autores

  • Hugo Miguel Santos Duarte Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde de Leiria, Leiria, LEI, Portugal. Instituto Politécnico de Leiria, ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology, Leiria, LEI, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-9692-6398
  • Joana Antunes Castanheira Centro Hospitalar Médio Tejo, Hospital de Torres Novas, Torres Novas, TOR, Portugal. https://orcid.org/0009-0000-0008-6033
  • Ana Sofia Ferreira Pereira Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde de Leiria, Leiria, LEI, Portugal. Centro Hospitalar de Leiria, Hospital de Santo André, Leiria, LEI, Portugal. https://orcid.org/0009-0004-2071-2950
  • Ângela Pragosa Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde de Leiria, Leiria, LEI, Portugal. Centro Hospitalar de Leiria, Hospital de Santo André, Leiria, LEI, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-5999-5431
  • Edna Tatiana Prazeres Santos Centro Hospitalar de Leiria, Hospital de Santo André, Leiria, LEI, Portugal. https://orcid.org/0009-0003-5350-2979
  • Maria dos Anjos Dixe Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde de Leiria, Leiria, LEI, Portugal. Instituto Politécnico de Leiria, ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology, Leiria, LEI, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-9035-8548

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6847.4270

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem; Pensamento Crítico; Raciocínio Clínico; Reanimação Cardiopulmonar; Tomada de Decisão Clínica; Treinamento com Simulação de Alta-Fidelidade

Resumo

Objetivo: comparar a tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, antes e após a formação teórica sobre suporte básico de vida, com recurso à prática de simulação de alta-fidelidade e simulação de média-fidelidade. Método: desenvolveu-se um estudo experimental, tipo pré e pós-teste, com análise quantitativa, descritiva e inferencial, com realização da formação teórica sobre suporte básico de vida e práticas de simulação clínica, e com avaliação dos conhecimentos e tomada de decisão dos estudantes de Enfermagem, em três momentos distintos - antes do cenário de simulação (T0), após o cenário de simulação (T1) e após a realização de ensino clínico (T2). Resultados: participaram da pesquisa 51 estudantes, com uma média de idade de 20,25±3,804, dos quais 92,2% eram do sexo feminino. Foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas (F=6,47; p=0,039) perante a definição do problema e desenvolvimento dos objetivos na tomada de decisão no grupo experimental. Conclusão: os estudantes de Enfermagem demonstram um nível de conhecimentos adequado e um bom processo de tomada de decisão, com base nos instrumentos mais atuais produzidos pela evidência científica, perante cenários de simulação clínica em suporte básico de vida, devendo esta metodologia inovadora ser aprofundada no ensino de Enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estudo comparativo entre simulação de alta-fidelidade e simulação de média-fidelidade na tomada de decisão de estudantes de enfermagem: estudo experimental. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4270. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6847.4270