Prevenção do suicídio em ambiente virtual: roteiro para ensino baseado em simulação

Autores

  • Camila Corrêa Matias Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Université de Sherbrooke, Département des sciences de la santé communautaire, Longueuil, QC, Canadá. https://orcid.org/0000-0001-6910-4148
  • Aline Conceição Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Coimbra, Portugal. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5843-2517
  • Laysa Fernanda Silva Pedrollo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0489-7244
  • Kelly Graziani Giacchero Vedana Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7363-2429

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6948.4159

Palavras-chave:

Suicídio; Prevenção ao Suicídio; Saúde Mental; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Redes Sociais Online; Mídias Sociais

Resumo

Objetivo: construir e validar um roteiro de ensino baseado em simulação sobre a prevenção do suicídio no ambiente virtual. Método: pesquisa metodológica subdividida em etapa de construção e validação. A construção foi realizada a partir de um template previamente elaborado e embasado por diretrizes internacionais em boas práticas de simulação clínica e literatura científica sobre a prevenção do suicídio no ambiente virtual. Para a validação, o roteiro foi validado por especialistas por meio de autoaplicação de formulário de avaliação com respostas baseadas em: “adequado, regular e inadequado”, com campo para as sugestões. Foi utilizada a estatística descritiva e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC≥0,8). Resultados: participaram nove especialistas, sendo a maioria enfermeiras (66,7%), gênero feminino (55,6%), com média de idade de 42,22 anos. Todos os itens do roteiro alcançaram o critério de aceitação (IVC≥0,8). Conclusão: este estudo disponibiliza um roteiro útil para ser empregado no ensino sobre a prevenção do suicídio no ambiente virtual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Prevenção do suicídio em ambiente virtual: roteiro para ensino baseado em simulação. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4159. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6948.4159