Baby Date: aplicativo móvel para ensino da consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica

Autores

  • Beatriz Molina Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6042-3679
  • Maria Cândida de Carvalho Furtado Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7942-4110
  • Gustavo Travaini Chinalia Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade de Ribeirão Preto, Engenharia de Software, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9809-8744
  • Edilson Carlos Caritá Universidade de Ribeirão Preto, Engenharia de Software, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9767-4751
  • Gabriel Zanin Sanguino Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3273-5496

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7022.4165

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica; Atenção Primária à Saúde; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar aplicativo móvel para o ensino de graduandos sobre a primeira consulta de Enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Método: estudo metodológico com referencial Design Instrucional; conteúdo elaborado a partir de documentos científicos acerca do cuidado ao recém-nascido e sua família, apoiado em resultados de revisão integrativa sobre o tema. A ferramenta Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 e a plataforma IntelliJ IDEA foram utilizadas para a construção da tecnologia digital. Experts validaram conteúdo e alunos avaliaram navegabilidade. Resultados: a versão final do aplicativo móvel contém 67 telas agrupadas em 12 seções com acesso aleatório. O dispositivo é apresentado na tela introdutória; na sequência, tem-se conteúdo referente ao exame físico, triagem neonatal, alimentação, saúde bucal, calendário vacinal, crescimento, desenvolvimento, sinais de perigo, prevenção de acidentes; ao final, ficha técnica e referências. Recursos audiovisuais (textos, imagens e vídeos) complementam o aplicativo; para experts Índice de Validade de Conteúdo (IVC)=1,00; para estudantes de Enfermagem, todos os itens apresentaram IVC=1,00; somente o item “ layout e apresentação” obteve IVC=0,95. Conclusão: a tecnologia digital obteve avaliação satisfatória entre experts e estudantes; é inovadora para a área da saúde da criança, com potencial para uso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Baby Date: aplicativo móvel para ensino da consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4165. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7022.4165