Intervenções para o desenvolvimento infantil baseadas no Modelo Touchpoints: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6732.4036%20Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Parentalidade; Criança; Família; Enfermagem; RevisãoResumo
Objetivo: mapear as características das intervenções para a promoção do desenvolvimento infantil que utilizaram o Modelo Touchpoints. Método: revisão de escopo, guiada pelas recomendações do JBI Reviewer’s Manual realizada em nove bases de dados, na literatura cinzenta e na lista de referências dos estudos selecionados. A questão de pesquisa foi: quais são as características das intervenções com pais/cuidadores e crianças para promoção do desenvolvimento infantil, da gestação até os seis anos de idade, baseadas no Modelo Touchpoints? Foram utilizados o Rayyan, para a seleção dos estudos, e um roteiro, para a extração de dados. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: foram incluídas doze publicações. As intervenções eram heterogêneas; concentradas no período da gestação até os três anos de idade; priorizaram a disseminação de conteúdo dos Touchpoints segundo idade e aspectos de parentalidade; a maioria foi realizada por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde e na visita domiciliar. As intervenções foram relacionadas ao desenvolvimento global, à maior compreensão sobre o desenvolvimento e à maior interação com a criança. Conclusão: os estudos evidenciaram potencial para resultados favoráveis ao desenvolvimento infantil e à parentalidade. A variabilidade das intervenções dificultou mapear características mais efetivas.Downloads
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Publicado
2023-10-09
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Intervenções para o desenvolvimento infantil baseadas no Modelo Touchpoints: revisão de escopo. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e4036. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6732.4036