Telessimulação sobre visita domiciliar e cuidado infantil: facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem

Autores

  • Aline Natália Domingues Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6764-7146
  • Jeniffer Stephanie Marques Hilário Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5541-6546
  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5359-9780
  • Ana Isabel Parro Moreno Universidad Autónoma de Madrid, Researcher (Cirugía), Madrid, Comunidade de Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-9712-950X
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5831-8789

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6037.3673

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica; Cuidado da Criança; Visita Domiciliar; Simulação por Computador; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar as facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem na aprendizagem sobre visita domiciliar e cuidado infantil por telessimulação na pandemia da COVID-19. Método: estudo qualitativo avaliativo de telessimulação por computador, fundamentado no modelo teórico de Kolb. Foram aplicados um questionário semiestruturado e a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem, com análise descritiva e análise qualitativa temática sobre percepções de 41 graduandos de enfermagem. Resultados: a telessimulação contextualizada proporcionou oportunidades de aprendizagem em dimensões da estratégia pedagógica, cenário telessimulado, comunicação e especificidades do cuidado infantil em visita domiciliar. Atividade segura e dinâmica, auxiliou a solidificar conhecimentos e atitudes reflexivas, aproximação à realidade, desenvolvimento da interação, observação e tipos de abordagens. Houve restrições por falhas de conexão. Grande parte dos estudantes indicou níveis bons de satisfação e autoconfiança com a aprendizagem na escala aplicada. Conclusão: a situação clínica real com imersão remota permitiu observação, tomada de decisão, reflexão e elaboração de conclusões inerentes ao ciclo de aprendizagem experiencial. O conjunto de elementos desta telessimulação criou um ambiente que estimulou o interesse dos estudantes de enfermagem para outras etapas de aprendizagem, sugerindo um espaço que fortalece conhecimentos e que guarda interlocução com as práticas presenciais.

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Publicado

2023-01-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Telessimulação sobre visita domiciliar e cuidado infantil: facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3673. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6037.3673