Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal

Autores

  • María Isabel Guzmán-Almagro Autonomous University of Madrid, Nursing Department, Madrid, Espanha. La Paz University Hospital, Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0001-5406-397X
  • Cristina Oter-Quintana Autonomous University of Madrid, Nursing Department, Madrid, Espanha. Puerta de Hierro-Segovia de Arana Health Research Institute, Nursing and Health Care Research Group, Majadahonda, Madrid, Espanha. Rey Juan Carlos University, Faculty of Health Sciences, Alcorcón, Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-2192-5120
  • Carmen Clara Martín-Salinas Autonomous University of Madrid, Nursing Department, Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-2702-8797
  • María Luisa Cid-Galán Autonomous University of Madrid, Nursing Department, Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-8881-5110
  • Elena Carrillo-Camacho Autonomous University of Madrid, Nursing Department, Madrid, Espanha. La Paz University Hospital, Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0003-1685-162X
  • María Victoria Navarta-Sánchez Autonomous University of Madrid, Nursing Department, Madrid, Espanha. Puerta de Hierro-Segovia de Arana Health Research Institute, Nursing and Health Care Research Group, Majadahonda, Madrid, Espanha. http://orcid.org/0000-0002-9122-2260

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6190.3724

Palavras-chave:

Competência Clínica; Tomada de Decisões; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto da intervenção educacional (edworkcases) nos resultados da avaliação dos alunos em suas práticas clínicas, suas atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem e sua satisfação. Método: estudo observacional transversal, realizado com 69 estudantes do terceiro ano de Enfermagem de uma universidade pública de Madri, Espanha. Os dados analisados foram obtidos das notas dos alunos em suas práticas clínicas, bem como, os escores pré- e pós-intervenção na Escala de Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem e uma pesquisa de satisfação. A comparação de médias por participação no projeto (sim/não) foi realizada por meio do teste t de Student. A comparação de médias por professor foi realizada por meio de testes de Kruskal-Wallis. Resultados: taxa de participação: 72,4%; 92% dos participantes eram mulheres; mediana de idade de 21 anos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre participantes e não participantes em termos de pontuação média na Avaliação Geral e na Avaliação do Estudo de Caso, com maiores pontuações encontradas entre o grupo de participantes. A pontuação média das atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem foi de 99,9 (DP=2,8) antes da intervenção e 111,1 (DP=2,9) após a intervenção [IC 95%: 3,3-19,2]. Conclusão: a utilização de edworkcases como parte do treinamento prático foi considerada satisfatória, permitindo a articulação teoria e prática e melhorando as atitudes dos alunos em relação aos diagnósticos de Enfermagem.

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Publicado

2023-01-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3724. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6190.3724