Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585

Palavras-chave:

Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.

Resumo

Objetivo: analisar o ensino superior da área da saúde no Brasil
segundo os resultados do desempenho dos estudantes no Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. Método: estudo
transversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa com dados
on-line referentes a 192.715 estudantes de 3.712 cursos da saúde,
coletados em 2020. O desempenho dos estudantes foi expresso em
conceitos, ordenados em escala de um a cinco. Foram elaborados
box-plot e estimadas prevalências dos conceitos e avaliadas
diferenças segundo as características administrativas, de gestão e
das cidades sede dos cursos por meio de teste estatísticos (α=5%).
Resultados: observou-se nível satisfatório do ensino superior de
saúde (70,0% com conceito ≥3). Cursos de medicina foram os mais
satisfatoriamente avaliados, fonoaudiologia e enfermagem os piores.
O ensino público, presencial e em universidades estiveram associados
à maior qualidade do ensino. Níveis mais baixos foram verificados
nos estados da região Norte, nas cidades pequenas e fora de áreas
metropolitanas e naqueles sob gestão privada. Conclusão: verificouse
heterogeneidade na qualidade do ensino superior entre os cursos de
saúde, indicando sua associação com características das instituições
de ensino e à infraestrutura das cidades sedes dos cursos, apontando
desafios para a qualidade da formação em saúde no Brasil.

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Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3534. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585