Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585Palavras-chave:
Avaliação Educacional; Instituições de Ensino; Educação Superior; Educação em Saúde; Ciências da Saúde; Privatização.Resumo
Objetivo: analisar o ensino superior da área da saúde no Brasil
segundo os resultados do desempenho dos estudantes no Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2019. Método: estudo
transversal, retrospectivo, de abordagem quantitativa com dados
on-line referentes a 192.715 estudantes de 3.712 cursos da saúde,
coletados em 2020. O desempenho dos estudantes foi expresso em
conceitos, ordenados em escala de um a cinco. Foram elaborados
box-plot e estimadas prevalências dos conceitos e avaliadas
diferenças segundo as características administrativas, de gestão e
das cidades sede dos cursos por meio de teste estatísticos (α=5%).
Resultados: observou-se nível satisfatório do ensino superior de
saúde (70,0% com conceito ≥3). Cursos de medicina foram os mais
satisfatoriamente avaliados, fonoaudiologia e enfermagem os piores.
O ensino público, presencial e em universidades estiveram associados
à maior qualidade do ensino. Níveis mais baixos foram verificados
nos estados da região Norte, nas cidades pequenas e fora de áreas
metropolitanas e naqueles sob gestão privada. Conclusão: verificouse
heterogeneidade na qualidade do ensino superior entre os cursos de
saúde, indicando sua associação com características das instituições
de ensino e à infraestrutura das cidades sedes dos cursos, apontando
desafios para a qualidade da formação em saúde no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.