Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5798.3595

Palavras-chave:

COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento de
estudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia da
COVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudo
quase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem da
região nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® para
avaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato e
após 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadas
ao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatística
descritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlação
intraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação das
medianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativo
no pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaram
índice de concordância >80%, com índice de concordância total de
96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:
o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumento
significativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,
adequado para o uso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3595. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5798.3595