Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5798.3595Palavras-chave:
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.Resumo
Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento de
estudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia da
COVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudo
quase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem da
região nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® para
avaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato e
após 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadas
ao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatística
descritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlação
intraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação das
medianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativo
no pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaram
índice de concordância >80%, com índice de concordância total de
96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:
o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumento
significativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,
adequado para o uso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.