Consenso Ibero-americano sobre Habilidades Comunicacionais para Estudantes de Graduação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5653.3565Palavras-chave:
Relações Enfermeiro-Paciente; Comunicação em Saúde; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Aprendizagem; Consenso; Técnica Delphi.Resumo
Objetivo: como profissão orientada à atenção da saúde, focada no
cuidado às pessoas, a Enfermagem precisa desenvolver habilidades
de comunicação sólidas. Com base em um consenso internacional
de especialistas, apresenta-se uma proposta sobre os resultados de
aprendizagem na comunicação clínica para planos de estudos em
cursos de Enfermagem em países hispanofalantes. Método: um
comitê orientador, composto por 5 enfermeiros e especialistas em
comunicação em ciências de atenção à saúde, elaborou a primeira
lista de habilidades comunicacionais específicas para o curso de
Enfermagem. Outro comitê de 7 assessores científicos internacionais
revisou e melhorou a referida proposta. Foram selecionados 70
especialistas de 14 países pelo procedimento de amostragem “bola de
neve”, sendo convidados para participar em um processo de consenso
Delphi modificado a distância em duas rodadas de pesquisa. Foi
realizada a análise estatística para estabelecer o nível de consenso
final correspondente a cada item. Resultados: foi apresentado um
questionário com 68 resultados de aprendizagem em comunicações
clínicas para serem avaliados pelo painel. Na primeira rodada Delphi, o
painel chegou a um consenso estatístico em todos os itens avaliados.
Não foi necessária uma segunda rodada para conciliar posições.
Conclusão: apresenta-se uma proposta acadêmica aprovada com um
elevado nível de consenso internacional a fim de orientar e unificar os
resultados de aprendizagem nos planos de estudo sobre comunicação
clínica para cursos de Enfermagem em países hispanofalantes.
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