Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.5691.3575

Palavras-chave:

Compaixão; Meditação; Vulnerabilidade Social; Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Participação Comunitária

Resumo

Objetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão
(CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmo
peso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e três
meses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimento
dos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações de
estresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA®. Os
participantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) e
intervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estresse
percebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVA
fatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entreparticipantes
(local e grupo). Resultados: idade média (37), sexo
feminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram,
antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimento
alheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidade
social como potencializadora do baixo letramento emocional”. Em
seguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais para
o ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumento
significativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fator
grupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetos
negativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos
(p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeito
positivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivo
no engajamento comunitário para a promoção do bem-estar social
na quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.)
em abril de 2019.

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Publicado

2022-04-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto. (2022). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 30, e3575. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5691.3575