Efeito de guia para raciocínio clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de enfermagem: ensaio clínico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5452.3515%20Palavras-chave:
Pensamento Crítico; Tomada de Decisão Clínica; Estudantes de Enfermagem; Ensaio Clínico Controlado Randomizado; Educação em Enfermagem; Enfermagem.Resumo
Objetivo: avaliar o efeito do Guia Autoinstrucional para Raciocínio
Clínico na acurácia diagnóstica de estudantes de Bacharelado em
Enfermagem. Método: ensaio clínico randomizado, paralelo, duplo
cego (pesquisadores e avaliadores dos desfechos), realizado com
graduandos de Enfermagem. Aplicaram-se, em duas fases, estudos
de caso validados para a identificação de diagnóstico de enfermagem/
problema do paciente, etiologia e pistas, sendo utilizado o Guia
com o grupo intervenção na segunda fase. Os desfechos - acurácia
diagnóstica, etiológica e número de pistas - foram avaliados por meio
de rubricas validadas. Para análise, utilizou-se estatística descritiva
para dados demográficos; teste exato de Fisher para similaridades na
educação prévia e confiança; teste de Mann-Whitney para idade; teste
ANOVA não paramétrico na avaliação da hipótese de diferenças no
desempenho. Resultados: amostra final composta por 24 estudantes
no grupo controle e 27 no intervenção; sem diferença quanto ao
sexo, idade e educação. Houve diferença para acurácia diagnóstica
(p=0,041) e etiológica (p=0,0351) no grupo intervenção, mostrando
efeito negativo da utilização do Guia. Conclusão: a autoinstrução
implementada uma única vez não foi efetiva em impactar a acurácia
diagnóstica de estudantes solucionando estudos de caso. A aplicação
repetida do Guia como ferramenta didática pode ser efetiva para
melhorar tal desfecho. REBEC: RBR-4bhr78.
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