Planejamento da gravidez não interfere no desenvolvimento infantil de crianças de 11 a 23 meses
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5356.3506%20Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Gravidez Não Planejada; Saúde da Criança; Saúde da Mulher; Saúde Materno- Infantil; Enfermagem de Atenção Primária.Resumo
Objetivo: analisar a relação entre desenvolvimento infantil
e planejamento da gravidez e outros aspectos associados.
Método: estudo transversal conduzido com 125 díades
mãe-criança de 11 a 23 meses de idade, frequentadoras de
creches localizadas em áreas socialmente desfavoráveis. O
desenvolvimento infantil segundo domínios foi avaliado com
aplicação do Ages & Stages Questionnaire-BR e o planejamento
da gravidez por meio do London Measure of Unplanned
Pregnancy. Mães foram entrevistadas nos domicílios e utilizouse
testes não paramétricos para análise dos dados. Resultados:
verificou-se 17,6% de gravidez não planejada, 24,8% foram
planejadas e 57,6% ambivalentes. O desenvolvimento
inadequado nos diferentes domínios variou de 21-40% e não
teve associação com o planejamento da gravidez. No entanto,
o domínio “comunicação” associou-se com Bolsa Família;
os domínios “pessoal/social” e “comunicação” com sexo; ao
passo que “pessoal/social”, “coordenação motora ampla” e
“coordenação motora fina” foram domínios relacionados com a
idade da criança. Conclusão: não foi observada relação entre o
planejamento da gravidez e o desenvolvimento infantil, porém,
a baixa frequência de gestações planejadas e os elevados
percentuais de inadequado desenvolvimento infantil mostram
a necessidade de se investir na capacitação dos profissionais
de saúde, tanto para a atenção em contracepção e saúde préconcepcional,
quanto para a promoção do desenvolvimento
infantil, especialmente em contextos socioeconômicos
desfavoráveis.
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