Burnout, sonolência diurna e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5180.3487%20Palavras-chave:
Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva; Esgotamento Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Privação do Sono; Sono.Resumo
Objetivo: avaliar a associação da síndrome de burnout com a
sonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de nível
técnico em enfermagem. Método: estudo transversal, analítico
e quantitativo, com 213 alunos de quatro cursos técnicos em
enfermagem de uma cidade do Paraná, Brasil. A coleta de
dados foi realizada por meio de um instrumento contendo
informações de caracterização, o Maslach Burnout Inventory -
Student Survey, a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice
da Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram analisados
por estatística descritiva e regressão logística. Resultados:
as prevalências da síndrome de burnout, da sonolência diurna
excessiva e da qualidade do sono ruim foram 4,7%, 34,7%
e 58,7%, respectivamente. A sonolência diurna excessiva
aumentou significativamente as chances de alta exaustão
emocional (ORaj: 5,714; p<0,001) e alta despersonalização
(ORaj: 4,259; p<0,001). A qualidade do sono ruim, sobretudo
os distúrbios do sono, associou-se com todas as dimensões da
síndrome (p<0,05). Conclusão: altos níveis das dimensões
da síndrome de burnout foram associados à sonolência diurna
excessiva e à má qualidade de sono. As instituições de ensino
devem incluir a higiene do sono e o apoio psicossocial em seus
programas de promoção à saúde dos estudantes.
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