Utilização da posição prona em gestantes com COVID-19 ou outras condições de saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.5181.3494Palavras-chave:
Gestantes, Gestação, Infecções por Coronavírus, Síndrome do Desconforto Respiratório do Adulto, Decúbito Ventral, EnfermagemResumo
Objetivo: analisar, na literatura científica, o conhecimento disponível sobre a utilização da posição prona em gestantes diagnosticadas com COVID-19 ou outras condições de saúde. Método: revisão integrativa da literatura desenvolvida mediante a seguinte questão norteadora: Qual o conhecimento científico disponível sobre a aplicação da posição prona em gestantes com COVID-19 ou outras condições de saúde? A busca de estudos foi realizada em oito bases de dados. Resultados: a aplicação da posição prona em gestantes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo permitiu a melhora na complacência pulmonar e na oxigenação. Também possibilitou redução da compressão uterina sobre grandes vasos maternos e foi observada redução da pressão arterial em gestantes com pré-eclâmpsia. A posição prona também se mostrou segura no manejo cirúrgico de pacientes grávidas. Ademais, destacaram-se como desvantagens relacionadas à posição prona em gestantes: a possibilidade de ocorrência de compressão aortocaval, causando hipotensão grave, e a incapacidade de monitorar facilmente o estado fetal ou realizar cesariana de emergência. Conclusão: a posição prona foi considerada segura, confiável e confortável para aplicação no manejo clínico de gestantes, na qual cuidados específicos devem ser tomados para evitar compressão do abdome gravídico, assim como é relevante a monitorização fetal para detectar comprometimento de circulação placentária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.