Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3374.3418Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Aprendizagem, Estudos de Validação, Pesquisas e Questionários, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno.
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