Classificação e avaliação do ambiente de prática profissional de enfermeiros em hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4339.3376Palavras-chave:
Ambiente de Trabalho, Ambiente de Instituições de Saúde, Cuidados de Enfermagem, Prática Profissional, Condições de Trabalho, Hospital de EnsinoResumo
Objetivo: classificar e avaliar o ambiente da prática profissional de enfermeiros em hospital de ensino. Método: estudo transversal com 188 enfermeiros de um hospital de ensino do estado de São Paulo, SP, Brasil. Utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e profissionais e a Practice Environment Scale - versão brasileira para classificar e avaliar o ambiente de prática profissional dos enfermeiros. Os dados foram analisados com os testes t de Student, análise de variância, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com nível de significância de 5% (p<0,05). A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo alfa de Cronbach. Resultados: a média do escore para a Practice Environment Scale - versão brasileira foi de 2,54 e os participantes consideraram duas das cinco subescalas desfavoráveis para a prática: subescala 1 “Participação dos enfermeiros na discussão dos assuntos hospitalares” (2,37) e a subescala 4 “Adequação da equipe e de recursos” (2,23). Conclusão: o ambiente de prática profissional dos enfermeiros foi classificado como misto avaliando-o com condições favoráveis ao exercício da enfermagem, porém a participação e envolvimento dos enfermeiros nos assuntos hospitalares e a adequação de recursos para prestar assistência com qualidade necessitam de melhorias.
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