Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa

Autores

  • Gabriela Rodrigues Bragagnollo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1480-8046
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4872-2331
  • Marcela das Neves Guimarães Centro Universitário Maurício de Nassau, Curso de Enfermagem, Maceió, AL, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2008-0119
  • Tâmyssa Simões dos Santos Centro Universitário Maurício de Nassau, Curso de Enfermagem, Maceió, AL, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7911-0389
  • Estela Leite Meirelles Monteiro Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5736-0133
  • Beatriz Rossetti Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6781-2236

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3678.3375

Palavras-chave:

Febre Maculosa, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Aprendizagem por Associação, Materiais de Ensino, Epidemiologia

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa, para oferecer um método inovador de ensino. Método: estudo metodológico desenvolvido nas seguintes etapas: análise e diagnóstico; planejamento instrucional, desenho didático, revisão e validação e produção da tecnologia. Resultados: a análise e diagnóstico foram obtidos a partir de experiências em atividades de educação e saúde para febre maculosa. No planejamento instrucional, definiu-se que a tecnologia seria apresentada em forma de Laboratório Interativo, com estações de aprendizagem. A produção do Laboratório foi realizada por uma equipe multidisciplinar constituída por marceneiro, eletricista, artista plástico, dentre outros. O processo de revisão e validação foi subdividido em duas etapas: validação de aparência e conteúdo por profissionais das áreas de biologia e educação e validação semântica por alunos do curso de enfermagem e pedagogia. Os resultados da validação de aparência e conteúdo mostraram um índice de validade de conteúdo superior a 0,8 para a grande maioria das variáveis. Na validação semântica, o Laboratório foi avaliado de forma positiva pelos alunos. Conclusão: a trajetória percorrida para a construção do Laboratório Interativo sobre febre maculosa conferiu sustentação acadêmica e científica ao produto construído, oferecendo um recurso educativo inovador com potencial pedagógico que valoriza a aprendizagem significativa.

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Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento e validação de tecnologia educacional interativa sobre febre maculosa. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3375. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3678.3375