Utilização de têxteis impregnados com antimicrobianos nos serviços de saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.4668.3416Palavras-chave:
Contenção de Riscos Biológicos, Controle de Infecções, Serviços de Saúde, Roupa de Proteção, Têxteis, Anti-InfecciososResumo
Objetivo: analisar as evidências existentes sobre a viabilidade de utilizar têxteis impregnados com substâncias antimicrobianas na prevenção e no controle da transmissão microbiana em serviços de saúde. Método: revisão integrativa, utilizando as bases de dados MEDLINE (via PubMed), Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Scopus e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), sem restrição de idioma e período de publicação. Após a busca na literatura científica, foram selecionados sete estudos para análise quanto ao tipo de têxtil e substância utilizada para a impregnação, a aplicabilidade no serviço de saúde e a redução da carga microbiana. Resultados: nanopartículas de prata e óxido de cobre foram as principais substâncias antimicrobianas utilizadas para a impregnação de têxteis. A utilização desses têxteis pelos pacientes, como roupas de hotelaria e vestuário, mostrou maior eficácia na redução da carga microbiana em comparação ao uso como uniforme por profissionais de saúde. Conclusão: a utilização de têxteis impregnados com substâncias antimicrobianas, sobretudo pelos pacientes, pode ser considerada uma alternativa viável na prevenção e no controle da transmissão microbiana nos serviços de saúde. Todavia, a implementação destes têxteis, como uniforme para profissionais de saúde, ainda necessita de maiores investigações quanto à redução da carga microbiana na prática clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.