A voz da enfermagem como ferramenta para promover o engagement no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3193.3208Palavras-chave:
Enfermeiras e Enfermeiros; Saúde do Trabalhador; Análise Qualitativa; Promoção da Saúde; Fóruns de Discussão; Esgotamento PsicológicoResumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi estabelecer os fatores que induzem os profissionais de enfermagem a apresentar engagement em seu ambiente de trabalho.
Método:
Estudo qualitativo, utilizando a abordagem comunicativa, conduzido com profissionais de enfermagem de centros públicos e privados da cidade de Huesca. Os discursos foram coletados por meio de relatos comunicativos e grupos de discussão comunicativa.
Resultados:
A metodologia utilizada permitiu o estabelecim ento de um conjunto de medidas de promoção do engagement no ambiente estudado. Essas medidas são enquadradas nas três categorias principais analisadas: as variáveis sistêmicas ou estruturais, as variáveis que se referem aos sujeitos e as que se referem às relações entre os sujeitos.
Conclusão:
Conhecer a situação de engagement dos profissionais e as questões que estimulam ou dificultam sua manifestação são essenciais para estabelecer medidas que contribuam para o seu desenvolvimento. O uso de técnicas qualitativas nos permitiu descobrir situações que teriam passado despercebidas sem sua utilização. Após analisar as entrevistas e os grupos de discussão, destacou-se a importante falta de reconhecimento que os participantes vivenciam, o que contribuiria, na opinião deles, para o surgimento da síndrome de burnout, bem como a falta de coesão coletiva.