Avaliação da qualidade de um software para prevenção de lesões de pele em recém-nascidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3711.3352Palavras-chave:
EnfermagemNeonatal, Recém-Nascido, Pele, Cuidados de Enfermagem, Aplicativos Móveis, Avaliação da Tecnologia BiomédicaResumo
Objetivo: avaliar a qualidade técnica de um aplicativo móvel para apoiar a decisão do enfermeiro nos cuidados de prevenção de lesões de pele em recém-nascidos hospitalizados, de acordo com o Modelo de Qualidade do Produto. Método: estudo metodológico de avaliação tecnológica. Os 20 avaliadores, divididos em dois grupos, 10 enfermeiros e 10 profissionais da tecnologia da informação, utilizaram o software, realizaram testes a partir de dois estudos de caso e avaliaram seis características e 23 subcaracterísticas de qualidade. A avaliação foi realizada por formulário online. Os dados foram analisados através de fórmula específica e foram considerados como adequados os itens que obtiveram percentual de concordância superior a 70%. Resultados: os percentuais de concordância das características pelo grupo de enfermeiros e de tecnologia foram: adequação funcional (100%-98,9%), confiabilidade (90%-100%), usabilidade (93,2-85%), eficiência de desempenho (100%-100%), compatibilidade (97,5-90%), e segurança (94%-91%). Na avaliação das subcaracterísticas, apenas a acessibilidade apresentou percentual abaixo do desejado (70%-60%). Conclusão: o software apresenta excelente qualidade técnica para atender às necessidades do enfermeiro no planejamento dos cuidados de prevenção de lesões de pele dos recém-nascidos hospitalizados, traz importante avanço para a assistência neonatal, contribui para o processo de trabalho, amplia conhecimentos e fomenta o raciocínio clínico do profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.