Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde

Autores

  • Letícia Lopes Dorneles Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-7643-5006
  • Vivian do Prado Martins Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem http://orcid.org/0000-0003-3850-6317
  • Caroline Silva Morelato Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-1993-1601
  • Fernanda Dos Santos Nogueira De Goes Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem http://orcid.org/0000-0001-6658-916X
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-5831-8789
  • Rosangela Andrade Aukar De Camargo Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-4872-2331

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3536.3311

Palavras-chave:

Educação, Educação Continuada, Tecnologia, Animação, Informática em Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: desenvolver infográfico animado sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde de acordo com a Política Nacional e suas principais diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Método: estudo metodológico por via de análise de contexto e lacunas de conhecimento com revisão de literatura e brainstorming; síntese de conhecimentos em mapa conceitual; construção e validação de roteiro; elaboração de desenho didático e produção da mídia infográfica. Participaram 18 interlocutores de Núcleo de Educação Permanente e Humanização nas etapas de análise do contexto e síntese do conhecimento e seis especialistas na validação do roteiro. Resultados: por meio de associação de textos, imagens, áudios, animações e transições, foram apresentados os conceitos, princípios e a trajetória legal da política de Educação Permanente, com exemplos do cotidiano do trabalho, destacando-se as diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Os especialistas no tema avaliaram positivamente o infográfico por possuir informações claras, que atendem as necessidades do público-alvo; favorecer o aprendizado e estar apto para circular no meio científico. Conclusão: o infográfico contempla conteúdos sobre a Educação Permanente em Saúde ao representar o cenário do cotidiano do trabalho e incentiva a reflexão pelos trabalhadores da saúde.

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Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3311. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3536.3311