Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.3625.3314

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Educação em Enfermagem, Métodos, Materiais de Ensino, Fotografia, Pensamento

Resumo

Objetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-23

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem. (2020). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 28, e3314. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3625.3314