Associação entre adesão à dieta mediterrânea e prevalência de fatores de risco cardiovascular
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.3904.3295Palavras-chave:
Dieta Mediterrânea, Doenças Cardiovasculares, Fatores de Risco, Estudos Transversais, Trabalhadores, Enfermagem do TrabalhoResumo
Objetivo: determinar a prevalência de fatores de risco cardiovascular em uma coorte de trabalhadores e quantificar sua associação com o monitoramento da dieta mediterrânea. Método: estudo descritivo transversal, realizado em uma coorte de 23.729 trabalhadores. Dados clínicos dos exames médicos anuais e a Mediterranean Diet Adherence Screener foram usados para avaliar a adesão à dieta mediterrânea. Resultados: 51,3% dos participantes apresentaram boa adesão à dieta mediterrânea. A análise multivariada mostrou associação inversa e significativa entre o acompanhamento da dieta mediterrânea e a prevalência de obesidade abdominal (Odds Ratio = 0,64, IC 95% 0,56, 0,73), dislipidemia (Odds Ratio = 0,55, IC 95% 0,42, 0,73) e de síndrome metabólica (Odds Ratio = 0,76, IC 95% 0,67, 0,86). Conclusões: nossos resultados sugerem que a dieta mediterrânea é potencialmente eficaz na promoção da saúde cardiovascular. A implementação de intervenções que promovem a dieta mediterrânea na população trabalhadora parece justificada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.